Translate

31 julho, 2021

Cientistas conseguem recriar uma espécie de Vibranium na vida real!!!!


Agora sim pessoal, conseguiram criar um metal com capacidade de absorver toda a energia cinética direcionada a ele sem sofrer nenhum prejuízo em sua forma, ou seja, não quebra, não trinca e não amassa, (também não solta as tirar, ou seja, descobriram um ferro tipo Havaianas). Sem dúvida alguma isto é o mais próximo possível que temos do famoso Vibranium de Wakanda, (alguém por favor faça um escudo desse material e me de um). Este composto foi produzido por engenheiros da Universidade de Búfalo nos EUA.

O material em questão é produzido por componentes metálicos de baixo custo e um design bem simples e consegue suportar colisões sem que ocorram modificações em sua estrutura, você deve estar se perguntando agora, a mas se bate nele, ele não amassa? sim ele amassa meu jovem gafanhoto, porém depois ele volta ao normal de forma elástica, o que permite que ele aguente ser usado em para aguentar o dano diversas e diversas vezes, explicaremos mais abaixo. =]

De acordo com o professor de engenharia estrutural Jongmin Shim um dos principais responsáveis pelo estudo da nova estrutura, "A maioria dos absorvedores de energia com alta rigidez trabalham esmagando ou colapsando com o impacto. Isso reduz os danos físicos ao veículo, mas requer a substituição de peças internas e externas após a colisão. Nossa estrutura é única, pois permite que a energia de impacto se desvie do veículo”.

Diferentemente do Vibranium, a nova estrutura dos EUA é composta por uma coluna com uma flange em casa extremidade, onde existem dobradiças que possibilitam que a coluna principal saia do lugar, transformando a energia do impacto e cinética.

"O dispositivo foi projetado para ter alta rigidez — com capacidade de suportar cargas e resistir ao colapso —, bem como alto amortecimento, o que significa que pode dissipar energia com mais eficiência. Suas aplicações potenciais são variadas, de automóveis e amortecedores de navios a helicópteros, drones e muito mais", informa a estudante de engenharia Seoyoung Heo, coautora do estudo.

De forma a mostrar sua total capacidade de dissipar energia, ele foi posto a prova muitas vezes, sendo colocado a situações de estresse contínuo e ainda assim continuou sem alterações em sua estrutura, conseguindo converter a energia externa em um movimento dinâmico suave em tempo real.


 
 Recorte da absorção de energia do dispositivo metálico (Imagem: Reprodução/University at Buffalo)


Outro quesito que foi notado, é que mesmo após remover a força que foi aplicada, a estrutura retorna a sua forma original, devido a sua instabilidade elástica instantânea, absorvendo o impacto e protegendo tudo a seu redor. isso é como se o para-choques do seu carro voltasse ao normal após uma batida. (Sensacional não é mesmo?!?!)
O professor Jongmin Shim ainda disse: "Esse mecanismo de dissipação de energia proposto em laboratório funciona independente do tamanho da peça, além de ser totalmente reutilizável. Nosso estudo abre a possibilidade de utilização prática em uma ampla gama de escalas de comprimento, em dispositivos facilmente dimensionados e com aplicação no mundo real".
E ai o que acharam desta novidade???? Conta aqui pra gente..

Um comentário:

Mergulhe no Mundo Pós-Apocalíptico da Série Live-Action de Fallout: Um Guia Completo!!!!

Olá, fãs de Fallout! Preparem seus Pip-Boys e preparem-se para explorar o Wasteland como nunca antes, pois a série live-action de Fallout fi...